AliExpress → Brasil, Português, Como comprar – É CONFIÁVEL?


Aliexpress  A prática de comprar na Internet tem crescido gradativamente a cada vez mais, principalmente no Brasil, por motivos de fácil acesso, por ser mais barato e ser produtos de qualidade.

No ano passado, o setor de e-commerce registrou um crescimento de 15%, um número considerado bastante promissor principalmente se levarmos em conta a atual situação econômica dos brasileiros.

Para quem está buscando economizar e comprar mais barato através da internet, seja para revender ou para utilização própria. O Aliexpress Brasil é um dos melhores e um dos mais conceituados em termos de vendas online.

Os sites internacionais estão sendo escolhidos por apresentarem valores muito mais baixos do que os preços praticados no Brasil, mesmo se convertemos o valor para reais e por apresentarem um produto de qualidade. E um desses sites é o AliExpress China, parte do gigantesco Alibaba, cujo dono é um dos homens mais ricos do mundo.

Atualmente, o seu grupo é responsável por 60% do volume de entrega do país. Nesse tópico falaremos sobre um dos sites do grupo Alibaba, o AliExpress, explicando como funciona, como realizar o cadastrado e utilizar o site em todos os sentidos.

O que é o AliExpress?

AliexpressO AliExpress Brasil é uma plataforma onde pessoas físicas podem realizar compras de milhares de itens, de empresas chinesas e internacionais. A plataforma é uma loja de atacado e varejo, onde os preços baixos são um dos fatores principais para atrair tantos brasileiros.

O www.aliexpress.com é indicado para quem deseja realizar compras para uso pessoal, pois os preços são mais altos do que no Alibaba.com, por exemplo, que vende apenas em grandes quantidades. No site é possível comprar menores de quantidades de um produto.

AliExpress

Inclusive, o site é utilizado por muito brasileiros que desejam montar um negócio no Brasil, através da técnica conhecida como “drop-shiping”, onde o dono da loja realiza a compra no site, repassa um valor para o cliente e, quando esse realiza o pagamento, o lojista insere o endereço do Aliexpress e lhe informa o prazo de entrega estimado.

Essa é uma boa opção para comprar através do site caso o usuário não possua, a disposição, um cartão de crédito internacional.

A plataforma funciona de forma simples e intuitiva: como comprador, o usuário poderá realizar seu cadastro e realizar quantas compras desejar. Os métodos de pagamento são através de cartão de crédito, Alypay e métodos de pagamento internacionais.

www.aliexpress.com

A China sempre foi um país conhecido pela sua fabricação de eletrônicos e itens das mais variadas categorias, e o empresário Jack Ma, fundador da Alibaba, criou uma forma de conectar os produtos e fábricas chinesas com o resto do mundo.

Para acessar o Aliexpress Brasil, o usuário deverá primeiramente estar conectado a internet, em seguida abrir o seu navegador e digitar o endereço www.aliexpress.com, por fim, clicar no botão enter. Outra alternativa é através do Google, para isso, acesse o site do mesmo e digite na pesquisa “aliexpress”, para seguir ao site, clique no primeiro resultado apresentado.

AliExpress

No site do AliExpress é possível encontrar diversos produtos de boa qualidade e com um preço bem mais acessível do que em lojas em território brasileiro. Ao entrar no site você poderá pesquisar através de todas as categorias como:

  • Moda Feminina;
  • Moda Masculina;
  • Esporte e Lazer;
  • Eletrônicos;
  • Beleza e Saúde.

E muito mais. Ou simplesmente você pode ir na barra de pesquisa “Buscar” e escrever o que está a procura. Ao navegar no site você encontrará as melhores marcas, melhores ofertas, produtos inusitados criativos e bem divertidos.

Por ser um site de fora do Brasil os produtos são mais baratos por não ter impostos e por alguns virem diretamente da fabrica. Por isso bastante brasileiros efetuam muitas compras no www.aliexpress.com, visando sempre os melhores preços e entrega rápida.

Cadastro

Para realizar o seu cadastro no site AliExpress para assim realizar as suas compras, o primeiro passo a ser dado é acessar o site através do seguinte endereço eletrônico:

  • www.aliexpress.com.

Dentro de poucos segundos o site carregará e após ser redirecionado para a pagina principal da plataforma Chinesa você poderá ter acesso a todas as oportunidades e ofertas do momento, além de poder ver a sua lista de desejo, o seu carrinho e os principais produtos de coleções novas e de novidade no mercado.

A princípio, o usuário poderá se sentir um pouco confuso com o tanto de informações que será apresentado. Mas com a pratica e a facilidade do manuseio dentro do Aliexpress português você aprenderá a mexer em poucos segundos e com segurança.

No canto superior direito, identifique a opção “Inscreva-se” e clique nela. A seguir, você terá a opção de fazer login, entrar com seu perfil do Facebook ou Google ou, então, como é no caso de um usuário novo, realizar o seu cadastro AliExpress. Clique nessa opção.

AliExpress

Ao clicar nessa opção, o usuário será redirecionado a uma página de cadastro. Nessa página, insira todas as informações necessárias, como nome e sobrenome, e-mail, senha e um código de segurança. Depois de se certificar que tudo foi inserido corretamente, você deverá clicar em “Criar sua conta”.

Para realizar um cadastro mais rápido, o usuário poderá clicar na opção do Facebook caso possuir uma conta na rede social, e assim, agilizar o seu cadastro, pois não será necessário inserir algumas informações, apenas a sua senha.

Depois de confirmar o seu cadastro em sua caixa de e-mails, o usuário estará apto a utilizar a plataforma e realizar suas compras no AliExpress Brasil.

Login

Para fazer na conta é necessário realizar o Aliexpress login, para isso, o usuário deverá acessar o site através do endereço eletrônico disponibilizado no paragrafo acima e clicar na opção “Entrar”.

Aliexpress

Na próxima tela, o usuário deverá inserir o seu endereço de e-mail e senha fornecida no momento do cadastro. Por isso é importante que você anote ou se lembre corretamente do seu ID de cadastro.

Caso tenha realizado o cadastro através do Facebook, é só clicar no ícone da rede social ou então, inserir o mesmo e-mail utilizado no Facebook e a senha que escolheu no momento do cadastro.

Logo após fazer o login, o usuário poderá navegar tranquilamente e com segurança no site AliExpress, comprando assim tudo que você deseja seja pra revenda ou de uso pessoal.

Aliexpress ou Mercado Livre, qual o melhor?

AliExpressO Mercado Livre é uma empresa que atua, majoritariamente, na América Latina, atuando somente em 14 países. Não oferecendo, assim, um atendimento globalizado, mesmo que pessoas do mundo todo possam comprar na plataforma.

AliExpressJá o AliExpress China é um site de vendas voltado para pessoas físicas e empresas internacionais, pertencendo ao gigante grupo chinês Alibaba, que conta com mais da metade do mercado de importação Chinês. Algumas pessoas confundem as empresas por, principalmente, possuírem um formato parecido de operação.

Um dos fatores que fazem brasileiros a associar o Mercado Livre com a empresa chinesa é o fato de muitos comerciantes brasileiros, comprar itens no www.aliexpress.com e vender por aqui, utilizando a técnica drop-shiping. Dessa forma, muitas pessoas compram produtos no site chinês utilizando o Mercado Livre, como uma forma de intermediário que acaba deixando a compra mais cara.

No entanto, para quem esteja precisando de um item do site chinês e não possui um cartão de crédito internacional, a compra desses itens no Mercado Livre é uma opção a ser considerada.

Sendo assim, mesmo que as empresas estejam presentes, algumas vezes, em uma mesma operação, elas não possuem nenhuma relação direta entre si. Apenas indireta, através de vendedores como citamos ali em cima.

Como comprar?

Não tem mistério nenhuma para fazer uma compra dentro site. Depois de realizar o seu cadastro e de ter aprendido como fazer o Aliexpress login, o próximo passo pesquisar o produto que deseja realizar. Após identificar qual será a compra existirá outros processos, que parecem um pouco complicado mas é bem simples.

Destacamos abaixo alguns detalhes para que a compra seja realizada o mais rápido possível com total segurança e confiabilidade do usuário, para que o mesmo volte a comprar várias vezes.

  • Produtos

AliexpressVocê vai perceber que há milhões de produtos e ofertas no site, então a parte de procurar talvez não seja tão simples assim. Para identificar o produto de sua escolha, o site oferece algumas alternativas, como por exemplo a barra de pesquisa, categorias e os destaques na página inicial.

Para usar a barra de pesquisa basta digitar o que você procura no site, já as categorias são as seções onde os produtos estão identificados, por fim são os destaques, que são aqueles itens que estão em promoção ou mais vendidos na semana e no mês.

  • Vendedor

AliexpressA dica para fazer a sua compra é sempre procurar por vendedores que possuem uma boa reputação. E antes que eu esqueça, é essencial que o comprador domine pelo menos o básico do inglês, pois essa é a maneira mais fácil para tirar dúvidas em relação aos produtos ou como prazo de entrega com os fornecedores.

Uma vez que você tenha se certificado que o vendedor possui uma boa reputação e que todas as suas estejam sanadas, o próximo passo é clicar em comprar o produto, especificando a cor e a quantidade de unidades que deseja levar.

  • Pagamento

AliexpressAo concluir sua compra, o consumidor deverá informar o seu método de pagamento. Esse processo é um dos mais importantes, já que o usuário terá que inserir seus dados pessoais para finalizar a compra do produto escolhido no site.

Caso for pagar com cartão de crédito internacional (Visa e MasterCard são aceitos), insira todos os dados do cartão, como o número, código de segurança, endereço e o nome que está impresso no cartão. Depois de inserir todas essas informações, clique em Continuar e finalize a compra.

  • Envio

AliExpressAgora, você receberá um e-mail com algumas informações sobre a compra, como um prazo estimado e um código para você acompanhar sua encomenda no site dos Correios ou de outra empresa internacional. O prazo de entrega varia de 40 a 60 dias corridos, depois da compra realizada.

Lembre-se de preencher seus dados de entrega (Nome, CEP, número da casa, ponto de referência, cidade, estado, bairro e rua) corretamente para que seu item seja entregue corretamente com total segurança e garantia que o Aliexpress China oferece.

Rastreamento da compra

Após finalizar a sua compra efetuando o pagamento dentro do www.aliexpress.com, logicamente o usuário quer ter a noção de onde encontra-se o seu produto, para solucionar, a plataforma de vendas oferece aos seus usuários um código identificador à disposição.

Para fazer isso é bastante simples, basta você entrar no site da transportadora do seu produto ir em “Rastreamento” e inserir o código que foi fornecido pelo vendedor. A partir desse código é possível saber se o material já saiu para entrega e onde ele se encontra.

Como vender?

No caso, para vender diretamente no site, apenas empresas chinesas e de outros países estão autorizadas. Para o usuário brasileiro que queira comercializar os produtos do site, há duas opções: a primeira é importar os produtos e vendê-los, através do Mercado Livre ou de uma loja online.

A segunda opção, é participar do programa de afiliados do AliExpress, onde o usuário poderá promover os produtos do site chinês e ganhar uma comissão em cima de cada item vendido.

Reclame Aqui Aliexpress

A empresa participa ativamente no Reclame Aqui, atendendo cerca de 90% das reclamações postadas por consumidores na plataforma de atendimento ao cliente.

A empresa, segundo o Reclama Aqui, possui 5 mil reclamações no site, onde 1000 delas não foram atendidas; além do status de não recomendada, a empresa chinesa leva mais ou menos 5 dias para responder. Mas, considerando que o AliExpress é uma empresa chinesa, é louvável o seu esforço em, pelo menos, prestar um suporte aqui no Brasil.

AliExpress

Outro detalhe interessante é que, grande parte das reclamações se devem ao fato dos produtos não chegarem no prazo determinado, alguns ficarem barrados na alfândega e problemas administrativos. Em alguns casos, há má-fé por parte dos vendedores.

Mas na grande maioria das reclamações, é notável que muitos usuários da AliExpress Português não tem noção do prazo de entrega e acabam achando que suas encomendas vão chegar mais rápido do que realmente chegarão.

No entanto, é muito importante levar os comentários e os feedbacks como base toda vez que você for realizar uma compra no site. Pois, a partir da opinião de outros consumidores você poderá evitar uma dor de cabeça e ainda, o mais importante, evitar de perder dinheiro.

Para acessar a página do AliExpress Brasil no ReclameAqui, acesse o endereço eletrônico a seguir:

  • www.reclameaqui.com.br/indices/75176/aliexpress.

Caso você tenha alguma reclamação para fazer, clique no botão “Reclamar” e escreva seu caso.

Contato

Apesar de ser um site de outro país, o www.aliexpress.com permite que o cliente entre em contato para solucionar problemas e outras dúvidas, já que o mesmo possui milhares de clientes, logo é muito comum acontecer imprevistos durante a compra e navegação.

Para entrar em contato é bem simples, já que é permitido através de duas alternativas, confira:

AliExpress

  • Acesse o site www.aliexpress.com/pt;
  • No menu superior, passe o mouse sobre “Ajuda”;
  • Em seguida clique em “Serviço de Atendimento ao Consumidor”;
  • Na lateral escolha pelo “Atendimento Online” ou “Assistente Virtual”.

Vale ressaltar que pelo “Atendimento Online” é aberto um chat, porém o idioma do suporte é o inglês. Já pelo “Assistente Virtual” é possível realizar uma pergunta ao robô do suporte, lembramos que nesta opção é permitido enviar em português.

Caso você possua alguma dúvida sobre a utilização ou como procurar, comprar itens, se comunicar com os vendedores e como se cadastrar no AliExpress Brasil. Faça um comentário com sua questão para que nós possamos ajudá-lo. Boa sorte e boas compras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *